terça-feira, 22 de março de 2016

SE VOCÊ RESPIRA PELO PEITO, SAIBA QUE ISSO ESTÁ FAZENDO MAL A TUA SAÚDE

Respirar dessa forma pode levar a dores de cabeça, fadiga, ansiedade e ataques de pânico.

Antes de começar a ler, respire fundo. Eu espero.


Se você é como a maioria das pessoas, seus ombros deram uma levantadinha e seu peito estufou. E você não morreu, o que indicaria que está respirando certo, certo? Errado!
De acordo com o site Cracked, esse tipo de respiração mais atrapalha do que ajuda o nosso organismo. O músculo que você deve usar para inspirar e expirar é o diafragma, localizado abaixo dos pulmões e mais perto da sua barriga.
Quando você respira inflando o peito, metade do seu corpo é privado de oxigênio, pois a maioria dos vasos sanguíneos que carregam o ar estão na parte de baixo dos pulmões.
E como você está desperdiçando a capacidade deles, é preciso muito mais ar para suprir essa carência. Assim, você é obrigado a respirar mais rápido e mais vezes do que a natureza gostaria, informa um artigo publicado no Mail Online.
Respirar pelo peito atrapalha o equilíbrio entre o oxigênio e o dióxido de carbono no sangue, e pode levar a dores de cabeça, fadiga, ansiedade e ataques de pânico, segundo estudo publicado no site do Dr.Robin Beltran, Ph.D. e especialista em Medicina Comportamental e Biofeedback (técnica para tomar conhecimento dos movimentos orgânicos do corpo).
Esse tipo de respiração também pode causar sudorese nas mãos, dificuldade de relaxamento, aumento da sensibilidade à dor e fadiga generalizada, revelam especialistas no artigo publicado pelo site No Panic.

Então, como faz?

Na real, esta é uma área onde os bebês dão um banho na gente. Eles usam a chamada “respiração abdominal”, que fortalece e faz uso completo do diafragma. Por sorte, é possível treinar o corpo para voltarmos à respiração ideal.
Para praticar, infle seu estômago ao inspirar, e tente não mexer o peito. Contraia os músculos abdominais e exale. Isto vai fortalecer seu diafragma e te fazer respirar melhor e com mais qualidade.
Um estudo, publicado no The Lancetfeito em pacientes cardíacos, mostrou que esse tipo de respiração melhora a performance em atividades físicas, aumenta o fôlego e também está ligado à diminuição da pressão arterial, como mostra também o artigo publicado no site NBC NewsPor isso, os cantores (que não usam playback) se beneficiam com essa técnica.
Que tal tentar usar mais o nosso diafragma e usufruir dos benefícios da respiração correta? Pelo menos assim, podemos riscar mais um item da nossa listinha de “coisas que faço errado”. O próximo passo é riscar “cantadas no chat do face”.
Fonte: Cracked

Nenhum comentário:

Postar um comentário